A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) foi homenageada pela Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), enquanto instituição parceira no combate à dopagem no desporto.

Na homenagem, a ONAD-CV manifestou reconhecimento ao trabalho isento que a ERIS tem dedicado para cumprir com os objetivos do Protocolo de Cooperação entre as instituições.

A homenagem foi atribuída no dia 21 de fevereiro de 2024, na cidade da Praia, no quadro da comemoração do 7.º aniversário da ONAD-CV, num evento que também contou com o lançamento da Plataforma Web “Sabi Dretu”.

Recorde-se que em 12 de abril de 2022, a ERIS e a ONAD-CV firmaram um Protocolo de Cooperação, com a finalidade de contribuir para o reforço do poder de decisão das comunidades desportivas na promoção do uso racional de medicamentos e no acesso ao mercado dos géneros alimentícios, promovendo informação para que os atletas possam optar por produtos seguros e livre de substâncias proibidas, contribuindo para a igualdade de informações e a saúde nas competições.

A ONAD-CV é um instituto público de regime especial, com a natureza de serviço personalizado do Estado, dotado de personalidade coletiva pública e de inerente autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a iniciar, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

Siga-nos