A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou nos dias 02 e 03 de março de 2023, no Fórum Africano de Farmacovigilância, realizado em Rabat (Marrocos).

Direcionado as autoridades reguladoras de medicamentos, programas alargados de vacinação, centros nacionais de farmacovigilância e demais parceiros, o fórum contou com representantes de 38 países, totalizando cerca de 122 participantes.

O crescente envolvimento dos países africanos no Programa Internacional de Monitorização da Segurança dos Medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem sido fruto da importância da farmacovigilância na prestação dos cuidados de saúde, bem como da existência de uma rede de suporte envolvendo parceiros nacionais e internacionais.  Além disso, a pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos aos sistemas de farmacovigilância, particularmente nos países de baixo e médio rendimento, isto devido a utilização de vacinas contra a COVID-19 para as quais os dados de segurança eram limitados.

Nesta senda, o Fórum teve o objetivo de promover a partilha de experiências entre os diferentes intervenientes e parceiros com vista a impulsionar o desenvolvimento da farmacovigilância em África.

Em representação da ERIS, a técnica da Direção de Regulação Farmacêutica (DRF) da ERIS, Calida Veiga, participou na atividade.

Siga-nos