A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), em parceria com o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), realizou entre os dias 07 a 11 de dezembro de 2021, visita técnica a uma unidade de produção artesanal de produtos cosméticos e ação de sensibilização dirigida aos artesãos do ramo de cosmética artesanal.
A ação de sensibilização realizada em João Galego teve como público-alvo os artesãos de produtos cosméticos da localidade, designadamente, fabricantes de sabonetes sólidos.
O protocolo de cooperação entre a ERIS e o CNAD foi assinado em maio de 2021, com o objetivo de contribuir para a capacitação técnica dos artesãos ligados aos ramos de Cosmética Artesanal e Gastronomia Tradicional. No âmbito deste protocolo, compete à ERIS realizar visitas técnicas e emitir os respetivos pareceres técnicos, enquanto parte do processo de reconhecimento profissional das atividades artesanais, assim como auxiliar na capacitação técnica dos artesãos, na vertente regulação, de forma a melhorar a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos ao mercado nacional.
Em representação da ERIS, a técnica da Direção da Regulação Farmacêutica (DRF), Mara Ramos, participou nas atividades.