A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), em parceria com o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), realizou entre os dias 07 a 11 de dezembro de 2021, um conjunto de visitas técnicas a unidades de produção artesanal de alimentos e ações de sensibilização dos artesãos sobre as boas práticas de higiene.
Neste quadro, foram realizadas 04 visitas técnicas a artesãos do setor alimentar e 02 ações de sensibilização, no dia 09 de dezembro, em João Galego e no dia 10, em Sal-Rei. O público-alvo incluiu 18 artesãos da ilha, das localidades de João Galego, Cabeça dos Tarrafes, Bofareira e Sal-Rei.
Recorde-se que a ERIS e o CNAD assinaram em maio de 2021, um protocolo de cooperação, que visa contribuir para a capacitação técnica dos produtores de artesanato ligados aos ramos de Cosmética Artesanal e Gastronomia Tradicional. No âmbito deste protocolo, compete à ERIS realizar visitas técnicas e emitir os respetivos pareceres técnicos, enquanto parte do processo de reconhecimento profissional das atividades artesanais, assim como auxiliar na capacitação técnica dos artesãos, na vertente regulação, de forma a melhorar a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos ao mercado nacional.
Em representação da ERIS, as técnicas da Direção da Regulação Alimentar (DRA), Dalila Silva e Marlene Gomes, participaram na atividade, na qualidade de formadoras.