Notícias

Segurança Sanitária dos Alimentos: uma responsabilidade de todos

 

No dia 07 de junho de 2020, celebrou-se o Dia Mundial da Segurança Sanitária dos Alimentos (SSA). A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018 tendo sido celebrada pela primeira vez em 2019.

Sob o mesmo lema do ano anterior “Segurança Sanitária dos Alimentos: uma responsabilidade de todos”, a celebração tem o objetivo de promover a consciencialização global daqueles que têm a responsabilidade partilhada (Autoridades, Operadores Económicos e Consumidores) sobre a SSA, sublinhando o papel que cada um desempenha do “campo até à mesa”.

 

 

As Autoridades Competentes devem garantir alimentos seguros e nutritivos para todos

01 DMSSA InfograficoAs Autoridades Competentes são fundamentais para a garantia de alimentos seguros e nutritivos para todos.

Através da realização de ações que promovam sistemas de produção de alimentos sustentáveis e uma colaboração multissetorial na garantia da saúde pública, as Autoridades Competentes contribuem para a promoção da SSA.

Às Autoridades Competentes, responsáveis pelo controlo sanitário dos alimentos, cabem avaliar e gerir os riscos ao longo de toda a cadeia alimentar, inclusive durante cenários de emergência. Os países, na ausência de normas nacionais, podem adotar as normas internacionais estabelecidas pela Comissão do Codex Alimentarius.

 

 

Os Produtores de Alimentos devem adotar as Boas Práticas Agrícolas

02 DMSSA InfograficoAs Boas Práticas Agrícolas devem assegurar o fornecimento de alimentos seguros a nível nacional e global, em quantidades suficientes, e simultaneamente mitigar os impactos das mudanças climáticas e ambientais.

Os agricultores/produtores devem considerar novas formas e ideias para controlar potenciais perigos e garantir que os alimentos que produzem sejam sempre seguros.

 

 

 

 

Os Operadores Económicos devem garantir que os alimentos que colocam no mercado são seguros

03 DMSSA InfograficoMedidas preventivas de controlo podem reduzir ou eliminar a maioria dos perigos associados aos alimentos, os operadores do setor alimentar, sejam da fase primária de produção, transformação, distribuição ou comercialização, devem implementar e cumprir as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.

Os operadores do setor alimentar devem garantir a implementação e o cumprimento de sistemas de autocontrolo, como o HACCP, que identifica, avalia e controla os perigos nos alimentos, aplicável a toda a cadeia, desde a produção primária até à fase final de consumo.

Complementarmente, o processamento/transformação, armazenamento e conservação contribuem para a manutenção do valor nutricional e potencial segurança sanitária de alimentos, para além de reduzir as perdas ocorridas na fase de pós colheita.

 

 

Os Consumidores têm direito a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos

04 DMSSA InfograficoOs consumidores podem e devem promover mudanças.  Através da busca por informações atuais, claras e confiáveis sobre os riscos nutricionais e de doenças associadas aos alimentos, os consumidores podem dar o seu contributo para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis a nível nacional e global.

O consumo individual de alimentos não seguros e pouco saudáveis, aumenta a carga global de doenças. Neste contexto, os consumidores devem dar preferência a alimentos seguros e saudáveis, uma vez que consumir alimentos seguros é um direito e uma responsabilidade.

 

 

A Segurança Sanitária dos Alimentos é uma responsabilidade compartilhada

05 DMSSA InfograficoTodas as entidades, nacionais ou internacionais, que compartilham a responsabilidade pela segurança sanitária dos alimentos devem trabalhar em conjunto para resolver os problemas que afetam a todos globalmente.

A colaboração é necessária em todos os níveis, entre diferentes setores, tanto a nível nacional, quanto nas organizações internacionais.

 

Vamos nos unir para garantir a segurança sanitária dos alimentos!

 

 

 


Artigo relacionado:

Junte-se à ERIS: celebre o Dia Mundial da Segurança Sanitária dos Alimentos

Copyright © 2021 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.