Notícias

COVID-19: Boletim Produtos Cosméticos tem Edição Especial

 

 

2020 05 12 BPCA Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) publica a nova edição do Boletim Produtos Cosméticos, trata-se de uma Edição Especial sobre a COVID-19 que tem como tema "Produtos cosméticos para a higiene das mãos”.

Esta edição informa que a emergência de saúde pública internacional relacionada com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, tem vindo a exigir o comprometimento e o engajamento da população na adoção de procedimentos que previnem o contágio, com especial destaque para o reforço da higiene das mãos, um importante veículo para a transmissão de doenças.

Por causa disso, o uso de produtos para a limpeza das mãos e desinfetantes manuais (géis, toalhitas ou sprays) aumentou drasticamente. Como resultado, observa-se a rutura de tais produtos na maioria dos países e os operadores económicos de cosméticos e de outros setores estão aumentando ou convertendo a sua capacidade de produção para enfrentar essa escassez no mercado.

De acordo com o boletim, os coronavírus são pequenos agentes infeciosos compostos, no seu interior, por material genético e, na parte externa, por uma camada de gordura que se desintegra facilmente em contacto com o sabão. Sem a camada protetora, o vírus não consegue entrar nas células do hospedeiro para promover a sua replicação e causar a doença, pelo que os produtos cosméticos para a higiene das mãos, com destaque para os sabonetes, são um importante aliado no combate à sua propagação.

 


Confira:

- Boletim Produtos Cosméticos | Edição Especial COVID-19 / 2020

Copyright © 2020 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.