Notícias

ERIS emite circular informativa sobre o medicamento Sulfato de Quinina 300 mg

 

 

2020 04 08 ERISA Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu uma circular informativa sobre o Alerta Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Medicamentos Falsificados, designadamente, Quinina 300 mg.

O sulfato de quinina é um medicamento que contém a substância ativa quinina utilizado para tratamento do paludismo.

Esta publicação de segurança vem na sequência de um alerta internacional emitido pela OMS, no qual apurou-se que o medicamento sulfato de quinina 300 mg foi falsificado. A investigação do Sistema Global de Vigilância e Monitoramento da OMS para produtos médicos desclassificados e falsificados mostrou que o medicamento falsificado não contêm a substância ativa esperada e apresenta-se com o logotipo obsoleto do Programa de Medicamentos Essenciais da OMS em recipiente branco ou cinza, contendo 1000 comprimidos soltos, com o texto descrito no rótulo em inglês e francês com erros e incoerências.

Em Cabo Verde, a Denominação Comum Internacional (DCI) quinina consta da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que é de se esperar a presença no mercado desses medicamentos. Diante deste cenário, conforme as informações apuradas junto do importador, a ERIS informa que os medicamentos objeto do alerta não entraram no circuito de distribuição nacional.

A ERIS continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.

 

 


Aceda a circular publicada:

Circular Informativa Ref. 139/ERIS-CA/2020 - Alerta Internacional para Medicamentos Falsificados - Quinina 300 mg

Copyright © 2021 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.