Notícias

07 de abril é o dia para celebrar a Saúde

 

 

2020 DiaMundialSaudeA saúde é um direito fundamental de todos os cidadãos e encontra-se interligada ao direito à vida e à existência digna. Em 2020, o Dia Mundial da Saúde chega em um momento difícil para todo o mundo. Assinalado anualmente a 07 de abril, este ano, a comemoração tem o objetivo de celebrar o trabalho dos profissionais da Enfermagem e Obstetrícia e lembrar aos líderes mundiais o papel crítico que estes profissionais desempenham para manter o mundo saudável.

Com o lema “Apoiar enfermeiros e parteiras”, a celebração está associada ao Ano Internacional dos Profissionais da Enfermagem e Obstetrícia, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros aproveitarão a data para estabelecer uma série de recomendações tendo em vista o fortalecimento do trabalho da enfermagem e obstetrícia, especialmente durante a pandemia pelo novo coronavírus.

Enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na linha de frente da resposta à COVID-19, atuando para fornecer tratamento e cuidados de qualidade, liderando o diálogo comunitário para lidar com medos e perguntas e, em alguns casos, coletando dados para estudos clínicos.

A OMS lança o primeiro “Relatório sobre a Situação Mundial da Enfermagem – 2020”, que fornece uma imagem global da força de trabalho de enfermagem e apoia o planeamento baseado em evidências para otimizar as contribuições dessa força de trabalho para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Neste âmbito, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) regista o seu agradecimento e homenagem a todos os profissionais de saúde, que diariamente prestam o seu contributo para a proteção da saúde pública, almejando que que as forças de trabalho de enfermagem e obstetrícia sejam fortes o suficiente para garantir que todos, em todos os lugares, obtenham os cuidados de saúde de que precisam.

 

 


Documento relacionado:

- Relatório sobre a Situação Mundial da Enfermagem – 2020

Copyright © 2021 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.