Notícias

Dia Mundial de Luta contra a SIDA

 

 

No dia 01 de dezembro celebra-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Humana), a data foi instituída para aumentar a consciencialização sobre o vírus da imunodeficiência humana (VIH) e a consequente epidemia de SIDA.

Em 2019, com o objetivo de alertar as populações para a necessidade de prevenção contra o VIH, além de recordar todas as vítimas que faleceram ou que convivem com a doença, o tema das atividades é "Comunidades fazem a diferença", reforçando o papel das comunidades no sucesso da resposta ao combate ao VIH.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), das 37,9 milhões de pessoas vivendo com VIH no final de 2018, 79% receberam testes, 62% receberam tratamento e 53% alcançaram a supressão do vírus VIH sem risco de infetar outras pessoas. Milhares de agentes comunitários de saúde e membros do VIH e redes-chave da população - muitos dos quais vivem com o VIH ou são afetados pela epidemia - contribuíram para esse sucesso.

Ciente de que o baixo conhecimento sobre as formas de prevenção e cuidado, o estigma e a discriminação continuam sendo desafios para as pessoas que vivem com VIH, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) enaltece o trabalho que tem sido realizado por todos no combate e prevenção do VIH/SIDA e destaca o envolvimento dos profissionais de saúde, que tem um papel importante nesta luta. Neste âmbito, a ERIS reforça o apelo para que todos assumam um papel ativo, seja como profissional ou como cidadão, contribuindo para o controlo da doença.

Refira-se que o papel essencial que as comunidades desempenham no combate à SIDA e na obtenção de saúde para todos foi reconhecido na primeira declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a cobertura universal de saúde e no "Plano de ação global para vidas saudáveis ​​e bem-estar para todos", aprovado pelos Estados Membros em setembro de 2019.

Em termos de promoção da saúde e de prevenção do VIH, Cabo Verde tem adotado estratégias para a redução da prevalência do VIH/SIDA, tendo lançado em 2017, o IV Pano Estratégico Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA (2017 – 2020), realizado em 2018, o 3º Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva (IDSR) e adotado uma política de contínuo acesso aos medicamentos antirretrovirais, dentre outras ações.

 

2019 Dia SIDA

Copyright © 2019 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.