Notícias

ERIS participa no Atelier de avaliação das capacidades de implementação do Regulamento Sanitário Internacional

 

 

27 11 2019 ERISA Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou no atelier de “Avaliação Externa Conjunta (JEE) das capacidades essenciais de implementação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI- 2005)”, realizado na cidade da Praia, de 04 a 08 de novembro de 2019.

Tratando-se da segunda fase da Avaliação Externa Conjunta, o atelier contou com a participação de 13 peritos avaliadores internacionais, que juntamente com a equipa nacional, analisaram o relatório de autoavaliação e debateram sobre a classificação final das 19 áreas técnicas de instrumento de avaliação, conforme o regulamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De salientar que Cabo Verde completou a avaliação das suas capacidades essenciais de implementação do Regulamento Sanitário Internacional, tendo se estabelecido que todas as recomendações saídas do atelier, irão constar no relatório de autoavaliação e servirão de base para a elaboração de um Plano Nacional de Segurança Sanitária (NAPHS - National Action Plan for Health Security).

Recorde-se que a primeira fase, ou seja, a fase de autoavaliação, decorreu de setembro a outubro de 2019, e foi materializada por uma equipa nacional constituída por profissionais do setor da saúde humana, saúde animal, saúde ambiental e dos pontos de entrada (Portos e Aeroportos), além de outras partes interessadas, em que foram analisadas as capacidades do país tendo em conta as 19 áreas técnicas do RSI-2005.

Em representação da ERIS, os técnicos da Direção de Segurança Sanitária de Alimentos (DRSA), Edson Santos e Marlene Gomes, participaram no atelier.

Copyright © 2019 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.