Presidente

 

 

ERIS EJMT

Eduardo Jorge Monteiro Tavares

Licenciou-se, no ano de 2004, em Farmácia, habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense - Brasil. Em 2009, finalizou a pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências pelo Hospital Sírio-Libanês - Brasil. Já o Mestrado em Economia da Saúde e Farmacoeconomia foi concluído em 2012, pela Universidade Pompeu Fabra - Espanha – 2012. Em 2016, finalizou o curso avançado em Assuntos Regulamentares de Medicamentos e Produtos de Saúde pelo Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. - Portugal.

A sua carreira profissional teve início em 1995, no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), tendo permanecido em funções até 1997. De 2005 a 2006, apoiou o Ministério da Saúde, enquanto Membro da Comissão de Oncologia, Membro da Equipa Técnica de Ação Rápida e Membro da Comissão de Controlo de Infeções Hospitalares do Hospital Dr. Agostinho Neto.

Em 2006, experienciou a Direção Técnica de Farmácias Comunitárias, dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares, bem como a Direção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas.

Em 2007, passou a integrar a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), onde, de 2007 a 2010, atuou como Chefe da Divisão de Planeamento Operacional e Mercados. Na área da regulação farmacêutica, desempenhou a função de Diretor da Direção de Regulação Farmacêutica, de 2011 a 2016.

Desde 2013, integra o FARMED - Fórum das Agências Reguladoras do Medicamento do Espaço Lusófono, enquanto Membro do Comité de Altos Estudos.

A partir de 2016, atuou enquanto Diretor da Direção Geral de Farmácia (DGF) do Ministério da Saúde e da Segurança Social, tendo assumido ainda em 2016, a Vice-presidência da Comissão Nacional de Medicamentos de Cabo Verde e a partir de 2017, foi Membro do Conselho Consultivo da ARFA.

Em 2019, com a criação da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), foi nomeado membro do Conselho de Administração da ERIS, na qualidade de Presidente, passando a coordenar os pelouros de regulação da saúde, de cooperação e parcerias, além da área jurídica e de gestão de recursos.

Com vasta experiência na docência, já lecionou as disciplinas Farmácia Comunitária, Organização e Gestão Farmacêutica, Controlo de Qualidade, Tecnologia de Produção em Farmácia, Química Orgânica Farmacêutica e Tecnologia Farmacêutica.

Participou em diversos eventos técnico-científicos relacionados à regulação e à saúde, tendo ainda contribuído na coordenação e elaboração de documentos técnicos, regulamentos e diplomas, dos quais destacam-se a Política Farmacêutica Nacional 2018-2028, a Lista Nacional de Medicamentos Essenciais (LNME) e o Plano Nacional de Luta contra a Resistência Antimicrobiana (PAN-RAM).

Copyright © 2019 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.